Mount Vernon – Um espetáculo a beira do Potomac

A Virginia, estado norte-americano onde vivo, têm me encantado com paisagens de tirar o fôlego e a riqueza em lugares históricos e interessantes.

Um dos últimos que tive o prazer de conhecer foi Mount Vernon, residência do primeiro presidente americano George Washington. Propriedade da família Washington, desde os primórdios dos EUA, a fazenda Mount Vernon, com cerca de 3 mil acres é um dos destinos históricos mais visitados pelos americanos.

O deslumbramento se explica pela admirável localização geográfica, campos verdes cercados pelas águas do Rio Potomac e a possibilidade de entrar na intimidade remanescente do primeiro homem mais importante da América.

IMG_7406
Vista da varanda da Mansão 

A casa, construída em etapas ao longo de anos, é um prato perfeito para os voyeristas que podem bisbilhotar o quarto, a sala íntima e os pequenos detalhes de um estilo de vida que já não existe mais. Inclusive a ala íntima da família, que ficou fechada durante anos e o quarto ensolarado onde George Washington morreu. Chama a atenção a austeridade dos cômodos, em contraste impressionante com o luxo visto em propriedades européias do mesmo período. Infelizmente, fotos dos ambientes internos não são permitidas.

O que me impressionou  foi o cuidado com que os objetos e móveis foram preservados e isso é muito comum nos Estados Unidos. Existe um apreço a tudo que faz parte da história e é um show de conservação e restauro. Impossível não sentir um nó na garganta ao comparar com meu querido Brasil, que vê todo seu patrimônio histórico ser dilapidado ao longo de sucessivas administrações políticas que nunca dão à nossa História o valor que ela merece….

Voltando `a Mount Vernon, a estrada para se chegar lá por si só já vale o passeio. Beirando o Potomac e rodeada por árvores centenárias, chega-se à propriedade. Fui agora, no gelado mês de janeiro, mas fiquei sonhando em voltar na Primavera, para poder deitar naqueles gramados e simplesmente deixar o tempo passar.

IMG_7463
Rio Potomac beirando o caminho para Mount Vernon

Para as crianças é uma grande oportunidade de ver  a cozinha e a despensa antiga, e como era o funcionamento de uma casa há dois séculos atrás. Outra grande diversão para os pequenos é observar os animais e estábulos da fazenda.

IMG_7437
Minha pequena observando os animais na fazenda

No topo de uma pequena colina foram enterrados dezenas de escravos e lá se construiu  um monumento. Foi  emocionante visitar o  lugar.O curioso é que a poucos passos dali estão também enterrados, George e sua esposa Martha, dividindo seu último pedaço de terra com os escravos que lhes serviram por anos….. não dá para deixar de pensar que somos todos igualmente humanos no final das contas.

IMG_7433
Túmulo de George e Martha Washington

Além da fazenda é possível visitar o museu anexo, com louças, documentos, objetos e obras de arte da época. Muitos dos funcionários estão vestidos à caráter e parece mesmo uma viagem no tempo. O restaurante local, com preços surpreendentemente acessíveis, é lindíssimo, com as paredes forradas de papel retratando a época e imensas lareiras para aquecer o ambiente.

IMG_7452-2
Eu desfrutando o aconchegante restaurante local

As fotos não me deixam mentir sobre a beleza do lugar, e quem estiver a passeio pela região de Washington D.C. não deve deixar de colocar no roteiro uma visita à Mount Vernon.

IMG_7410IMG_7411IMG_7439

IMG_7474IMG_7417

O link para saber mais vc encontra aqui

 

.

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Crie um website ou blog gratuito no WordPress.com.

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: