Queria um dia conhecer a Grécia…..

Ilha de Kos - Grécia
Ilha de Kos – Grécia

Nesse vasto mundo são tantos os lugares que sonho em um dia conhecer e a Grécia, está entre os primeiros. Mas hoje, acordei e vi uma foto diferente da Grécia dos meus sonhos de mares azuis. Era um menino morto na praia. Um menino.

O mar da Grécia hoje ficou negro. Pensar em turismo me pareceu tão nonsense nesse mundo em guerra, porque estamos em guerra, faz tempo! E sim, diz respeito a todos nós. A violência, a ganância, o radicalismo e tantas outras imbecilidades parecem estar ganhando a luta contra a civilidade.

Chorei. Penso em que tipo de raça estamos nos tornando. Cada vez mais conectados, cada vez mais tecnológicos e cada vez mais frios e indiferentes.

Acompanho há tempos o drama dos refugiados sírios. Minha curiosidade tem um motivo pessoal, pois minha irmã está morando com a família na Base Militar de Icirlik na Turquia, que é a  base mais próxima da fronteira com a Síria, onde milhares de refugiados sírios-curdos, chegam diariamente.

Já li muito, conversei a respeito, mas ainda não entendo. A situação é extremamente complexa e não vou me atrever a tentar explicar, mesmo porque certas coisas jamais terão explicação.

Ontem morreu o Aylan, menino curdo de três anos de idade. Outro dia morreram outros, tanto no Mar Mediterrâneo quanto nas terras tropicais brasileiras. E o mais cruel, muitos outros morrerão amanhã.

Queria que se “Ele” existisse, pudesse me responder. Por quê? Por nascerem curdos? Por nascerem cariocas nas favelas do tráfico? Por serem apenas crianças na hora errada e no lugar errado?

O mundo hoje se debate com a questão dos refugiados e milhares de dedos em riste apontam para a Europa xenofóbica, que fecha seus portões a essa gente errante. Aqui nos EUA sou imigrante e assim como eu, vejo milhares de famílias de distantes partes do mundo. Desconheço a política americana de refugiados, mas sei que a política migratória é bastante restritiva, mas ainda assim, pessoas de todos os cantos chegam aqui para fazer a vida – e muitos conseguem admiravelmente.

A humanidade expulsa seus filhos de sua própria terra e também não é capaz de abrir a porta àqueles que vêm em busca de esperança.

Essa não é a Grécia dos meus sonhos. Esse não é o mundo dos meus sonhos. Meu coração hoje está com Aylan, boiando no Mediterrâneo.

Publicado por Gabriela Albuquerque

Pois é, não é fácil se auto descrever, mas vamos lá! Brasileira, já na quarta década de vida, mãe de três meninas sensacionais e atualmente vivendo em Seattle , EUA. Arte, arte e arte. Foi o que sempre me moveu, mesmo quando eu nem tinha ainda noção disso. Sou aquela que organiza a vida com foco nas cores, formas e texturas. Os olhos, muito mais do que janelas da alma, são para mim, o meu passaporte para a vida. Olho tudo, e me motivo sempre, visualmente falando. Escrever também é um exercício diário. Uma necessidade gigante de me expressar e nada como esse aglomerado simpático de letrinhas, para fazer com que eu mesma clareie minhas ideias e pensamentos. Por isso o blog. Para escrever e compartilhar fatos, dores, delícias e experiências de uma mulher, que agora tão longe de casa, está sendo desafiada a redesenhar a própria vida! Seja bem vindo! Welcome to my thoughts....

2 comentários em “Queria um dia conhecer a Grécia…..

  1. Amo o seu blog!! É encantador, é um olhar totalmente diferente do que já vi… Parabéns! Estou lendo todos os posts desde o começo! Ah, se permite a fala, eu creio que “Ele” existe, e está muito interessado em responder essas dúvidas, Ele ama desafios… Mas uma vez, parabéns pelo blog!

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: